CÂMARA SEDIA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO PASSO

26/11/2019
CÂMARA SEDIA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO PASSO

Na noite desta segunda-feira, dia 25 de novembro, o auditório Francisco Dolor de Goes esteve lotado de alunos do Projeto Primeiro Passo. O projeto visa inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho na condição de aprendizes, contribuindo para sua formação profissional, produtiva e cidadã.

Realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem à frente o secretário Airton Buriti, o Primeiro Passo teve em solenidade de certificação a participação dos vereadores José Maria, Jesyca Severo, Laércio Oliveira e Rosa Buriti.

Estiveram também no evento o Secretário Estadual de Proteção Social, Francisco Ibiapina; Diretora de Departamento Pessoal da Dakota Quixadá, Aparecida Reis; Coordenadora Estadual do Primeiro Passo, Silvana Rodrigues; Coordenadora Pedagógica do Primeiro Passo, Vânia Azevedo.

Em sua fala inicial, o vereador José Maria ressaltou a importância de a prefeitura de Quixadá está em conjunto com o Governo do Estado na missão de qualificar e preparar nossos jovens para os desafios do mercado de trabalho atual. O vereador parabenizou o esforço pessoal de cada jovem e adolescente presente e reafirmou que; “somente através do trabalho honesto será possível construir um mundo melhor para todos”.

Para Azevedo; “O Primeiro Passo, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho e também para a formação humana de cada um que agarra essa oportunidade”. Reis explica que; “A Dakota, como ente privado, sempre buscará colaboradores bem qualificados e a parceria com o Primeiro Passo está gerando bons frutos”.

O Secretário Estadual Francisco Ibiapina destacou o trabalho que vem sendo realizado em todo o Estado para a qualificação profissional. “Quando você produz uma política voltada para a juventude, está investindo no futuro do país, no futuro do Ceará. O Primeiro Passo casa educação com a qualificação, se configura numa transição para o mercado de trabalho. Neste ano de 2019 vamos chegar a quase 10 mil jovens de escolas públicas sendo atendidos. Portanto, é um programa consolidado”

Em Quixadá, 50 jovens foram contemplados pelo Projeto Primeiro Passo. O secretário municipal Airton Buriti disse que para 2020 pretende aumentar o número de vagas para a cidade. O projeto qualifica jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio que recebem encaminhamento para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Os jovens recebem acompanhamento, fardamento, e participam de oficinas de orientação para o trabalho.